- SOBRE O ORGANIZADOR DO SITE
- VAMOS RESOLVER O EXERCICIO?
- ÉTICA A NICÔMACO
- ORIGEM DO TERMO E DEFINIÇÃO
- ASPECTOS DA ÉTICA ARISTOTÉLICA
- O BEM
- A QUESTÃO ARISTOTÉLICA
- SOBRE A AMIZADE
- O MEDO
- O QUE PENSA BAUMAN
- O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
- EXERCICIOS FILOSOFIA ANTIGA
- BAIXE MAIS LIVROS
- VIDEO AULA :FILOSOFOS ATUAIS
- LIVROS PARA DOWNLOAD
- GALERIA DE FOTOS
- HINO DA GRÉCIA +TRADUÇÃO
- TALES DE MILETO
- ANAXIMENES DE MILETO
- ANAXIMANDRO DE MILETO
- HERÁCLITO DE ÉFESO
- PARMENIDES DE ELÉIA
- PLATÃO E O MUNDO DA IDÉIAS
- OS SOFISTAS
- SOBRE A ÉTICA CRISTÃ
- O QUE VEM A SER ÉTICA CRISTÃ
- PARADGMA DA ÉTICA CRISTÃ
- + SOBRE O PENSAMENTO DE BAUMAN
- FILOSOFIA DA RELIGIÃO
- PARA ENTENDER A IDADE MÉDIA.
- A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO
- VOLTAIRE
- SHOPENHAUER: MORTE E DOR.
- SITES DE PESQUISA
- SOU O QUE SOU, E NÃO OUTRA COISA
- SÃO COMPATÍVEIS A CIÊNCIA E A FÉ?
- Os CIENTISTAS E A FILOSOFIA – ENTREVISTA com STANL
- O MISTÉRIO E A FILOSOFIA
- PARA QUE SERVEM OS FILÓSOFOS.
- A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO
- A FILOSOFIA ENTRE A RELIGIÃO E A CIÊNCIA
- ALMA.
- O MITO DA CAVERNA
- TEETETO
- SOBRE A BREVIDADE DA VIDA
- DISCURSO DO MÉTODO.
- O QUE É ESCLARECIMENTO?
- PORQUE NÃO SOU CRISTÃO: UM EXAME DA IDÉIA DIVINA
- DUVIDAS FILOSÓFICAS.
- A MORTE E A DOR
- A BIBLIA
- A IMPROBABILIDADE DE DEUS
- EXISTE UM DEUS?
- DOZE PROVAS DA INEXISTÊNCIA DE DEUS.
- A CRIAÇÃO DE DEUS
- PORQUE O DEUS CRISTÃO NÃO EXISTE?
- PEQUENO MANUAL ENTENDER OS CRENTES.
- O RISCO DA CRENDICE
- A INCERTEZA EM CIÊNCIA
- ENSINAR A PENSAR
- A ARROGÂNCIA DA ORAÇÃO
- A REENCARNAÇÃO SOB O OLHAR DA FILOSOFIA
- TOMÁS RESPONDE: TODO PRAZER É MAU?
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO?
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO? (II)
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO (III)
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO (IV)
- QUE É FILOSOFIA
- QUE É FILOSOFIA?(II)
- QUE É FILOSOFIA (III)
- SER CÉTICO DÁ TRABALHO
- ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O PANTEISMO
- LIBERDADE RELIGIOSA OU BURRICE
- FATO OU DESEJO DE ACREDITAR
- CARTA SOBRE A FELICIDADE
- 10 MITOS E 10 VERDADES SOBRE O ATEÍSMO
- COMO A CIÊNCIA EVOLUI?
- A INCERTEZA EM CIÊNCIA
- OS TIPOS RELIGIOSOS
- INUTILIDADE DA TEOLOGIA
- INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO
- INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO
- DO PENSAR POR SI
- O VALOR DA FILOSOFIA
- DÚVIDAS FILOSÓFICAS
- EXISTE UM DEUS?
- SERÁ QUE DEUS EXISTE?
- A MAQUINA DE CRENÇAS
- CRIANDO MEMÓRIAS FALSAS
- CRIANDO MEMÓRIAS FALSAS
- O BENEFICIO DA DÚVIDA
- A HISTÓRIA NATURAL DA RELIGIÃO
- COMO A VIDA COMEÇOU
- CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA
- O MITO DO ALTRUÍSMO
- O MITO DO ALTRUÍSMO
- A BIBLIA
- HORRORES DA BIBLIA
- SEGUINDO O LIVRO SANTO
- A FILOSOFIA MODERNA
- ONDE ESTUDAR
- BIOGRAFIAS DE FILÓSOFOS
- O CONHECIMENTO ABSTRATICO EM DUNS ESCOTO
- SÃO FRANCISCO DE ASSIS
- O QUE É FILOSOFIA CRISTÃ
- O HOMEM - BOMBA MATOU O "EU"
- A GRANDEZA DA AMIZADE
- ATITUDE É TUDO
- O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS
- A PRESENÇA
- A FILOSOFIA MODERNA E DESCARTES
- O QUE É EUDAIMONIA
- DESCARTES E A SUBJETIVIDADE
- SARTRE ESSENCIAL
- DERRIDA ESSÊNCIAL
- POPPER NO VAREJO, WITTGENSTEIN NO ATACADO
- O QUE É ÉTICA PRAGMATISTA? LEALDADE VERSUS JUSTIÇA
- O QUE É AMOR PLATÔNICO.
- O QUE É AMOR?
- O QUE É RELATIVISMO PRAGMATISTA?
- PARADGMAS FILOSÓFICOS
- O QUE É A METAÉTICA DE FREUD?
- O QUE É CONHECIMENTO?
- O QUE É NEO-LIBERALISMO E PÓS- MODERNISMO
- OBJETIVIDADE DE VALORES NO PRAGMATISMO.
- O QUE SÃO PROFETAS E ORÁCULOS?
- O QUE É IDEOLOGIA?
- O QUE É " FOUCAULT E A EDUCAÇÃO"
- O QUE É REDESCRIÇÃO?
- HEIDEGGER ESSENCIAL
- LIKS DO AUTOR DO SITE.
- DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.
- CONTATO
HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO (IV)
Há conflito entre fé e razão? (IV)
As relações entre fé e razão (IV)
Fonte:http://www.institutosapientia.com.br/site/ (continuação)
A posição de Tomás de Aquino com relação à origem da fé tem como fundamento a sua gnosiologia realista, segundo a qual o conhecimento — a posse da verdade — provém, in primis, de um processo de abstração das qüididades materiais dos entes, pela inteligência humana. Ou seja: não há atalhos intuitivos que nos permitam chegar ao conceito (à forma entis); que nos permitam, ao menos, ter um vislumbre da essência dos entes. Esta última só nos é acessível a partir da observação do modo de operação de cada ente, na ordem do ser. E, mesmo assim, a aquisição desse conhecimento é imperfeita, incompleta, pois a verdade é em si inesgotável, razão pela qual, com certa dose de ironia, diz o Doutor Comum em sua Exposição sobre o Credo que “nenhum filósofo jamais chegou a esgotar sequer a essência de uma mosca”.
DISTINÇÃO TOMISTA COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DA FÉ E DA RAZÃO
Sendo assim, se a verdade da fé não é internamente evidente (nem direta nem indiretamente), a inteligência não pode nada mais do que lhe prestar assentimento (ou não). Mas nunca, jamais, pode ela demonstrar o conteúdo da fé, que está além de suas possibilidades de escrutínio intelectual. No entanto, a razão desse assentimento da fé é muito diversa da do saber: a autoridade divina, que é o autêntico objeto formal da fé — seja para doutos teólogos, seja para velhinhas analfabetas. Em ambos os casos, assente-se a algo não evidente. A fé é, pois, daquilo que não se vê (non visum), enquanto a razão parte daquilo que se vê com os olhos da inteligência (visum).
Por seu objeto material: razão (visum); fé (non visum)
Por seu objeto formal: razão (evidência); fé (autoridade divina)
Por seus efeitos: razão (assentimento por necessidade racional); fé (assentimento livre)
É justamente esse assentimento livre a uma verdade não evidente para a inteligência que faz com que a fé seja meritória. Ela é, em síntese, o “sim” da inteligência humana ao influxo da graça divina. Em contrapartida, não se pode dizer que haja propriamente mérito em assentir a algo por necessidade racional (como para concluir que 2+2=4).
A maior descoberta científica de todos os tempos, neste sentido, por ser de ordem inferior, é de valor infinitamente menor do que o “sim” de Maria ao Anjo da Anunciação.
Infinitamente inferior ao nosso “sim” a qualquer dos artigos da fé que salva